terça-feira, 26 de maio de 2009

Falta de água atinge cidades da região do Brasil

A região de Campinas registrou no último sábado a maior temperatura do ano e a mais elevada nos últimos 41 anos: 37,4 graus Celsius, segundo o Cepagri (Centro de Estudos e Pesquisa em Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Segundo o Cepagri, não há uma explicação técnica para essa onda de calor. A mais provável é que acabamos de sair de um inverno seco e sem acúmulo de água no solo. No final de outubro, com a chegada das chuvas, as temperaturas tendem a abaixar.
O intenso calor tem provocado problemas de falta d'água em pelo menos 11 cidades da região: Várzea Paulista, Bragança Paulista, Elias Fausto, Hortolândia, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Monte-Mor, Morungaba, Paulínia e Sumaré.
Entre os municípios com deficiência no abastecimento, Sumaré, Hortolândia e Várzea Paulista apresentam as situações mais críticas. Em Sumaré, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) estuda a possibilidade de recorrer ao racionamento nos próximos dias.
No município de Amparo, o SAAE/Saneamento Ambiental, através de uma estratégia operacional conseguiu um aumento em torno de 30%, ou seja, 110 mil litros por hora de água bruta do sistema de bombeamento da captação para a Estação de Tratamento II. Além disso, já está em estudo uma ampliação do sistema de captação e tratamento de água do município.
Apesar de a situação em Amparo não ser crítica, é necessário que toda a população colabore e se conscientize da campanha que vem sendo veiculada.

Sem comentários:

Enviar um comentário