quinta-feira, 28 de maio de 2009

Água potável

Água potável é como chamamos a água que pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirirem doenças por contaminação da mesma. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública.

Etapas do tratamento

Cada etapa do tratamento da água pode representar um obstáculo à transmissão de doenças. O grau e o tipo de tratamento pode ir de uma simples desinfecção até um tratamento mais complexo, dependendo das condições do manancial que vai ser utilizado. Esses aspectos são estudados numa especialidade da engenharia hidráulica denominada de engenharia sanitária.

Coagulação - A primeira destas etapas é a coagulação, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio(tânino em algumas estações de tratamento). Este elemento faz com que as partículas sólidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomeração .
Floculação - Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos mais pesados.
Decantação - A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques.
Filtração - A próxima etapa é a filtração, quando a água passa por filtros com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores.
Desinfecção - A água neste ponto parece ser potável, apenas sob o aspecto organoléptico, mas para maior proteção contra o risco de contaminações, é feito o processo de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.
Fluoretação - Opcionalmente, pode ser feita a fluoretação, quando é adicionado fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Por ser arbitrária, essa pratica costuma causar certa polêmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infantil.
Correção de pH- A última ação neste processo de tratamento da água é a correção de pH, quando é adicionada a cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede.
Entre a entrada da água bruta na Estação de Tratamento até sua saída, já potável, decorrem cerca de alguns segundos a 60 minutos , dependendo da qualidade da água bruta e do tipo de tratamento adotado.

terça-feira, 26 de maio de 2009


Falta de água atinge cidades da região do Brasil

A região de Campinas registrou no último sábado a maior temperatura do ano e a mais elevada nos últimos 41 anos: 37,4 graus Celsius, segundo o Cepagri (Centro de Estudos e Pesquisa em Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Segundo o Cepagri, não há uma explicação técnica para essa onda de calor. A mais provável é que acabamos de sair de um inverno seco e sem acúmulo de água no solo. No final de outubro, com a chegada das chuvas, as temperaturas tendem a abaixar.
O intenso calor tem provocado problemas de falta d'água em pelo menos 11 cidades da região: Várzea Paulista, Bragança Paulista, Elias Fausto, Hortolândia, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Monte-Mor, Morungaba, Paulínia e Sumaré.
Entre os municípios com deficiência no abastecimento, Sumaré, Hortolândia e Várzea Paulista apresentam as situações mais críticas. Em Sumaré, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) estuda a possibilidade de recorrer ao racionamento nos próximos dias.
No município de Amparo, o SAAE/Saneamento Ambiental, através de uma estratégia operacional conseguiu um aumento em torno de 30%, ou seja, 110 mil litros por hora de água bruta do sistema de bombeamento da captação para a Estação de Tratamento II. Além disso, já está em estudo uma ampliação do sistema de captação e tratamento de água do município.
Apesar de a situação em Amparo não ser crítica, é necessário que toda a população colabore e se conscientize da campanha que vem sendo veiculada.

Como poupar água - Exterior

Usa essa água para depois regar as plantas do jardim: além de não gastares água estás a dar às plantas água rica em minerais e outros nutrientes.
Deves regar os vasos com regador.
Se a área do teu jardim for maior rega-a de manhã ou á noite; usa a água de um furo (vais usando e devolvendo a água ao sítio donde a retiras com a escorrência); e nunca regues com mangueira: prefere um sistema gota-a-gota.
A relva é uma planta delicada que necessita de muitos cuidados especiais sendo um deles, a constante hidratação. Prefere antes grama, parecida com a relva, mas muito menos dispendiosa quer em água quer em pesticidas.
Quando lavas o carro, nunca laves com mangueira - usa antes um balde!

Como poupar água - Cozinha

Utiliza a máquina de lavar-a-roupa apenas quando estiver mesmo cheia.
Não a utilizes em meia carga.
Quando lavas a roupa no tanque, deixa-la antes de molho com detergente só depois é que a deves lavar.
Para lavar a loiça à mão, opta por deixar a loiça de molho em água morna no lava-loiça. Depois, à medida que lavas com detergente cada um, vais passando pela outra metade do lava-loiça cheia com água fria limpa.
Quando cozes massa ou derivados, não deites fora a água. Usa-a para mais tarde lavares o chão.
Quanto à água que utilizas para lavar ou cozer vegetais, não a deites fora, ainda tem utilidade (ver o próximo ponto).

Como poupar água - Casa-de-Banho

O autoclismo é o responsável pelo maior gasto total (40%) de água numa família portuguesa (cerca de 11370 litros por mês). Se cada um colocar no autoclismo um pequeno tijolo ou garrafa de água poderá poupar 2 litros por descarga.
Se puderes mudar para um sistema em que consiga controlar cada descarga, óptimo.
Uma maneira simples de verificar se o autoclismo tem perdas de água é colocar no autoclismo um corante para bolos (ex.anilina) e esperar 10 a 15 minutos a ver se muda de cor.
Os duches são a segunda parte da casa que gastam mais água (30%). Por cada minuto gastam-se entre 20 a 25 litros. Reduz o tempo que tomas duche para 5 minutos no máximo.
Não tomes banhos de emersão.
Muda de pressor de duche para um acelerador de água: reduz o consumo mas não altera hábitos de higiene nem aumenta a duração do banho.
Usa um copo de dentes para lavar os dentes - gastas muito menos do que se estiveres sempre a abrir a torneira para bochechar.
No mínimo, não laves os dentes sempre com a torneira aberta!

A água na natureza

Na Natureza, a água pode apresentar-se nos estados líquido e gasoso.
A água dos oceanos, dos mares, dos rios, das águas subterrâneas, da chuva, do orvalho e das nuvens encontra-se no estado líquido.
A água da neve, do granizo e do gelo encontra-se no estado sólido.
A água sob a forma de vapor de água é invisível e encontra-se no estado gasoso. Grande parte do vapor de água encontra-se na atmosfera.


A maior parte da água na Natureza é salgada, visto que as águas dos oceanos e mares constituírem cerca de 97% da quantidade total de água na Terra.
Nem toda a água se encontra livre, visto que faz parte do solo, das plantas e dos animais.
Apesar da maior parte da superfície da Terra ser coberta por água, o homem só pode dispor de uma pequena porção dessa água porque grande parte dela não possui as propriedades necessárias à sua utilização.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

livro...

Expressões e palavras-chave
Jáder de Carvalho, Padre Cícero, Quixadá, caatinga, Cariri, VALE DO SOL, nomade, cabocla, Quixeramobim, índio, pau-d'arco, poesia, Bárbara de Alencar, chapéu-de-couro, Milton Dias, sertão, Orós, poeta, Gláuber Rocha, bombachas
Mais detalhes
Agua da fonte: poesias
Por Jáder de Carvalho
Edição de Ed. Instituto do Ceará, 1966
Original da Universidade do Texas
Digitalizado em 24 Set 2008
211 páginas

Menos água!

Por brincadeira, e considerando que cerca de 71% do planeta Terra está coberto de água, já houve quem dissesse que devia chamar-se o planeta Água.
Mas não é assim...
É que além de a água não ser um recurso inesgotável, grande parte dela é salgada e outra grande parte está em forma de gelo...
A água é um recurso natural de grande valor económico, estratégico e social, essencial à existência e bem-estar do Homem e aos ecossistemas da Terra. É um bem comum a toda a Humanidade.
-Cerca de 2/3 da superfície da Terra são dominados pelos mares e oceanos.
- O volume total de água na Terra estima-se em cerca de 1,35 mil milhões de quilómetros cúbicos!
- Os pólos e as zonas circundantes estão cobertos pelas águas sólidas dos glaciares.
- As barragens e represas são a actividade que mais consequências teve nos sistemas de água doce. Actualmente retêm 14% de toda a água corrente do mundo.
- No século XX perderam-se metade das zonas húmidas do mundo. Foram convertidas em terras de agricultura ou foram secas para combater doenças, como a malária.

Água de escoamento imediato

As águas de chuva ou degelo tendem a escoar-se para os pontos mais baixos da superfície terrestre, caminhando rumo ao mar. Iniciam-se como filetes de água, denominados filetes de rolamento, que fluem para as regiões mais baixas, fazendo aumentar temporariamente o nível dos córregos ou dos rios maiores.

Logo após ter iniciado seu movimento, começa a sua atividade como agente geológico, arrastando material sólido. Este provém normalmente do manto de intemperismo e de fragmentos de rochas previamente desintegradas. A quantidade arrastada pelas águas de rolamento depende de vários fatores. Quanto mais inclinado for o terreno, tanto maior a carga de detritos, dada a maior velocidade da água corrente. Nas rochas pouco porosas ou pouco fendilhadas o filete de rolamento é de duração efêmera.

A água no mundo actual

A água está presente em múltiplas atividades do Homem e, como tal, é utilizada para finalidades muito diversificadas, em que assumem maior importância o abastecimento doméstico e público, os usos agrícola e industrial e a produção de energia elétrica.

Até um passado recente, as necessidades de água cresceram gradualmente acompanhando o lento aumento populacional.

A era industrial trouxe a elevação do nível de vida e o rápido crescimento da população mundial: 1000 milhões em 1800, 2 000 milhões em 1930, 4 400 milhões em 1980, 6 200 milhões em 2000 (previsão).

A expansão urbanística, a industrialização, a agricultura e a pecuária intensivas e ainda a produção de energia elétrica - que estão estreitamente associadas à elevação do nível de vida e ao crescimento populacional - passaram a exigir crescentes quantidades de água.

Assim, a satisfação das necessidades de água põe na atualidade sérios problemas às Comunidades. Para além das grandes quantidades exigidas, algumas das utilizações prejudicam fortemente a qualidade da água que, se restituída aos meios naturais sem tratamento prévio, para além de não poder ser utilizada, é nociva ao próprio ambiente.

Água e a Sobrevivência Humana

Aproximadamente 65% da massa de um corpo humano é constituída de água, entretanto os corpos continuamente perdem esse líquido de diversas maneiras: através da urina, suor, dejetos sólidos, e até mesmo pelos pulmões expirando. O corpo humano exige um constante suprimento de água para que possa permanecer saudável. Sem água, a maioria das pessoas morrerria em duas semanas, e se o ambiente fosse muito quente ou a pessoa estivesse executando algum trabalhando físico intenso, a sobrevivência se limitaria a apenas dois ou três dias.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Funções biologicas da água

A água possui muitas propriedades incomuns que são críticas para a vida: é um bom solvente e possui alta tensão superficial (0,07198 N m-1 a 25 °C). A água pura tem sua maior densidade a 3,984 °C: 999,972 kg/m³ e tem valores de densidade menor ao arrefecer que ao aquecer. Por ser uma substância estável na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiação infravermelha, crucial no efeito estufa da atmosfera. A água também possui um calor específico peculiarmente alto (75,327 J mol-1 K-1 a 25 °C), que desempenha um grande papel na regulação do clima global.

A água dissolve vários tipos de substâncias polares e iónicas, como vários sais e açúcares, facilitando na interação química entre as diferentes substâncias fora e dentro dos organismos vivos (metabolismos complexos).

Apesar disso, algumas substâncias não se misturam bem com a água, incluindo óleos e outras, podendo ser classificadas como insolúveis e, em alguns casos, hidrofóbicas. As membranas celulares, compostas por lipídios e proteínas, levam vantagem das propriedades hidrofóbicas para controlar as interações entre os seus conteúdos e o meio externo.

Importancia da àgua

A água é o constituinte mais característico da Terra, essencial para a existência da vida, e é um recurso natural de valor inestimável.

Formas de economizar a água
Há várias edidas para economizar água, sendo elas:

Tomar duches rápidos antes de banhos demorados ou de imersão.
Manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo, o cabelo, a louça ou escovar os dentes.
Colocar uma garrafa com areia no autoclismo ou descarga ou adquirir um autoclismo com duas hipóteses de descarga.
Não poluir os rios, protegendo assim este recurso essencial à vida.


Nunca polua, sua vida depende disso!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Águas residuais industriais

Os efluentes industriais são os resíduos líquidos dos processos industriais (AEA, 1998). Em alguns casos os efluentes industriais têm componentes semelhantes à águas residuais domésticas. Como acontece com os efluentes da indústrias alimentares, de refrigerentes e lavandarias, embora sejam, frequentemente, mais concentrados e produzidos em quantidades consideráveis. Noutros casos os efluentes contêm materiais potencialmente tóxicos ou corrosivos se descarregados sem tratamento para um meio hídrico ou colector, como por exemplo, os efluentes de indústrias químicas, refinarias, fábricas de gás de cidade, fábricas de galvanização e decapagem de metal e oficinas de pintura. Embora alguns resíduos industriais sejam semelhantes aos presentes em águas domésticas, como o sangue, os óleos e as gorduras, são extremamente poluentes devido às elevadas concentrações com que ocorrem em certos efluentes de indústrias tais como matadouros, indústrias de lacticínios, produção de cerveja e destilarias.

Água residual doméstica

O resíduo líquido produzido por actividades domésticas tem duas componentes principais (AEA, 1998):

Água de sabão - água que foi utilizada para banhos, chuveiros, lavatórios e lavagem de roupa e chão.
Água negra - água e resíduos originários de sanitários e lava-loiças. No entanto, os resíduos líquidos de sanitas, em áreas não servidas por sistemas públicos de drenagem, são também designados por night soil, sendo armazenados e transportados separadamente da habitação.
Normalmente estas duas componentes, água negra e água de sabão, são misturadas e descarregadas para um sistema de drenagem único, sendo genericamente designadas por água residual doméstica ou simplesmente esgoto.

Água residual urbana

A principal componente de uma água residual urbana é proveniente de zonas residenciais, zonas de serviços e outras instalações comerciais. Os efluentes líquidos de processos industriais e processos industrializados, tais como, lavandarias, são também descarregados habitualmente para colectores de drenagem públicos, juntamente com água residual doméstica. Os sistemas de drenagem mais antigos foram dimensionados para também receber águas pluviais, drenadas de ruas, telhados e outras áreas pavimentadas ou impermeáveis. Apesar esta prática ser ainda utilizada, é cada vez mais comum a instalação de uma rede de colectores separada para drenar as águas residuais.

terça-feira, 12 de maio de 2009



O curso da água na história: simbologia, moralidade e a gestão de recursos humanos hídricos

Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a problemática actual da água em termos de sua gestão, identificando-se os possíveis interesses e valores conflituantes nela implicados. Para lograr tal objectivo, busco compreender as formas de relacionamento homem/natureza, em particular com a água, através de uma contextualização histórica. Desde a Antiguidade, a água foi revestida de forte conteúdo simbólico, presente nos mitos e lendas de diversas culturas. Do mundo antigo e sacralizado, desembocamos no mundo moderno, secularizado e pluralista, baseado na cientificidade e no tecnicismo. Contudo, a água foi, e continua sendo, geradora de mitos, crenças e doenças, fonte de energia e abastecimento, meio de transporte, opção de lazer e alimento.

Surgiemto da água

A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação. A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água. Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo.

Defender e conservar a qualidade da água

Sendo a água um bem precioso e indispensável à vida, todos os cidadãos têm o dever de a defender, preservar e utilizar com cuidado. Para defender e preservar a qualidade da água é necessário:
Tratar as águas residuais.
Poupar água.
Para poupar água podemos adoptar no nosso dia-a-dia um conjunto de acções, tais como:
· Ao lavar os dentes não deixes a torneira aberta com a água sempre a correr. Abre-a só para lavar a escova ou enxaguar a boca.
· Prefere os duches aos banhos de imersão. Desliga o chuveiro enquanto te ensaboas ou lavas o cabelo.
· Acumula as peças de roupa suja e lava tudo de uma só vez. Liga a máquina apenas quando estiver cheia e utiliza a menor quantidade possível de detergente. Se lavares a roupa no tanque, deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas.
· Antes de lavar louça, raspa os restos de comida e deixa de molho as peças muito sujas. Usa a máquina quando estiver bem cheia e com o mínimo de detergente. Se lavares a louça à mão... já sabes! Deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas. Abre-a apenas na altura de a enxaguar.
· Utiliza o autoclismo apenas quando for necessário. Deixa a válvula da descarga regulada para não gastar muita água.
· Ao lavar o pátio ou o carro, em vez da mangueira, usa uma vassoura e um balde com água (que podes encher mais do que uma vez).Ao regar as plantas do jardim usa um regador e não a mangueira.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Principais fontes de poluição e suas consequencias

As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água - águas superficiais e subterrâneas, são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não bio-degradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios. Tornam a água imprópria para abastecimento público e põe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros e lagos.
Também os oceanos e mares são afectados pela poluição - os acidentes com petroleiros que derramam petróleo para o mar e provocam as “marés negras”, a queima de resíduos no alto mar, a lavagem de porões dos cargueiros e petroleiros, os derramamentos tóxicos das indústrias feitos directamente para as praias ou costas, o despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares, o funcionamento dos barcos a motor…
Para além destes aspectos, devemos ter em conta que uma parte importante da poluição do mar é consequência da actividade humana na terra. Vejamos alguns exemplos:
· Os resíduos sólidos, plásticos, vidros, trapos e outros materiais, deixados nas praias.
· Os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, que através da acção da chuva e da erosão do solo, contaminam as águas subterrâneas e os rios.
· Os produtos e as águas residuais não tratadas que são lançados directamente para os rios, e através destes chegam ao mar.

Poluição da água

A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.

Função biológica da água

A água possui muitas propriedades incomuns que são críticas para a vida: é um bom solvente e possui alta tensão superficial. A água pura tem sua maior densidade a 3,984 °C: 999,972 kg/m³ e tem valores de densidade menor ao arrefecer que ao aquecer. Por ser uma substância estável na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiação infravermelha, crucial no efeito estufa da atmosfera. A água também possui um calor específico peculiarmente alto, e desempenha um grande papel na regulação do clima global.
A água dissolve vários tipos de
substâncias polares e iónicas, como vários sais e açúcares, facilitando na interacção química entre as diferentes substâncias foram e dentro dos organismos vivos (metabolismos complexos).
Apesar disso, algumas substâncias não se misturam bem com a água, incluindo
óleos e outras, podendo ser classificadas como insolúveis e, em alguns casos, hidrofóbicas. As membranas celulares, compostas por lipídios e proteínas, levam vantagem das propriedades hidrofóbicas para controlar as interacções entre os seus conteúdos e o meio externo.

A importância da água

A água é indispensável a todas as formas de vida. Sem ela os vegetais e animais não existiriam.
As plantas precisam de água para germinar, crescer, florir e dar frutos. O homem dificilmente sobreviveria uma semana sem beber água
ááA água existente em nosso Planeta ocupa ¾ da crosta terrestre, formando mares, rios e lagos. Ela penetra no interior da Terra, construindo verdadeiras lagoas e rios subterrâneos.
A água é o constituinte mais característico da
Terra, essencial para a existência da vida, e é um recurso natural de valor inestimável.
Formas de economizar a água
Há várias medidas para economizar água, sendo elas:
Tomar duches rápidos ao invés de banhos demorados ou de imersão.
Manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo, o cabelo, a louça ou escovar os dentes.
Colocar uma garrafa com areia no autoclismo ou
descarga ou adquirir um autoclismo com duas hipóteses de descarga.
Não poluir os
rios, protegendo assim este recurso essencial à vida. Nunca polua, sua vida depende disso!

terça-feira, 5 de maio de 2009

A Àgua

A água em termos quimicos também designada por: hidróxido de hidrogénio, monóxido de di-hidrogênio ou ainda protóxido de hidrogénio, é uma substância que, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, encontra-se em seu ponto de fusão. Em condições ambientes encontra-se no estado líquido, visualmente incolor em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida conhecidas.
A água possui
fórmula química H2O, ou seja, a menor parte da substância que ainda é considerada aquela substância uma molécula de água possui em sua composição dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio ligado por meio de ligações químicas. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, sendo encontrada principalmente nos oceanos e calotas polares, e também na atmosfera sob a forma de nuvens, nos continentes em rios, lagos, glaciares e aquíferos, para além da que está contida em todos os organismos vivos.